quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Exercício das virtudes

“Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção” (Ef 4, 30)
Escutei recentemente um testemunho de uma serva de Grupo de Oração e ficou em mim o desejo de partilhá-lo com vocês, que têm procurado, semana a semana, fazer uma caminhada de conversão a partir das moções que o Senhor nos dá.
Dizia essa serva que uma das coisas mais lindas que aprendeu na Renovação foi saber que é templo do Espírito Santo, e que Ele é o doce hóspede da nossa alma. Ao saber disso, conforme o seu relato, ela passou a ter um grande receio de entristecer o Espírito Santo e procurava com todo empenho exercitar-se no exercício das virtudes. Todas as manhãs, ela orava com a passagem de Efésios 4, 25 -32, clamando a Deus para ajudá-la a não pecar naquele dia, pedindo o auxílio de Deus sobre as virtudes que essa passagem enumera: prática da verdade, exercício da paciência e mansidão, prática do perdão, auxílio aos necessitados, vigilância sobre as palavras, não falando nenhuma palavra má, sabendo guardar silêncio, falando palavras que edifiquem (há uma tradução da Bíblia em inglês que fala em palavras de acordo com a necessidade dos outros, sempre visando seu crescimento), renúncia da amargura, da indignação (aquela que faz a pessoa ficar irada), da calúnia, da gritaria, da malícia e, finalmente, exercício da bondade.
Essa serva disse ainda que todas as manhãs, com a ajuda da Palavra, ela revisava sua própria conduta e clamava de todo coração sobre cada ponto dessa passagem.  Diz ela que a cada dia ela se exercitava mais e podia sentir a “ajuda do alto”. O triste, porém, é que depois de um tempo ela foi abandonando essa atitude de contrição de coração e já não pedia mais a ajuda de Deus para não pecar e as coisas que tinham melhorado na sua vida, como o seu relacionamento com os de casa e com as pessoas em geral, a sua fé e confiança em Deus, o seu louvor, a sua alegria, tudo começou a murchar na sua vida.
Diante do testemunho dessa nossa irmã, eu comecei a revisar minha própria caminhada e descobri com tristeza que também eu havia abandonado algumas práticas de conversão.  Comecei, então, a orar com Efésios 4, 25-32 e gostaria de sugerir que você faça o mesmo,pois quando o Espírito Santo, o Doce Hóspede da nossa alma se alegra, todo o nosso ser se enche de paz e alegria.
Que Deus nos ajude a perseverar no exercício das virtudes para que a nossa vida e a de todos os que convivem conosco fique mais bonita e mais feliz!
 
Fonte:  http://www.rccbrasil.org.br/artigo.php?artigo=968 

Nenhum comentário:

Postar um comentário